top of page

VCM: Sistema de ventilação CONTROLADA: o que é?

Ouvimos falar na sigla VCM, mas afinal o que é e para que serve? 

VMC é uma sigla que significa Ventilação Mecânica Controlada.

Por palavras simples é um sistema de ventilação que permite a renovação do ar dos espaços fechados.

Nas habituações propensas a humidade, seja provocada por condensação ou outros fatores, a VCM é uma ótima solução. Evita a acumulação de humidade, odores, fungos, bolor, entre outros, melhorando ainda a qualidade do ar pois este é renovado de forma continua. 

O seu sistema baseia-se na extração do ar saturado da habitação para o exterior e renovação do mesmo.  

Essa renovação do ar é essencial numa casa, pois garante o bem-estar e preserva a saúde dos seus moradores, 

 

Quais as suas utilidades? 

 

O VMC serve para garantir uma boa ventilação em casa, é fundamental renovar o ar ambiente.

Ventilar a casa com as janelas abertas durante pouco tempo por dia não é suficiente para fornecer ar fresco, porque a humidade, os maus odores e a poluição não são eliminados. Por isso, o VMC permite satisfazer todas as suas necessidades, garantindo a circulação do ar das zonas secas para as zonas húmidas; favorece a reoxigenação e desumidificação das divisões mais críticas, tais como, cozinhas e casas de banho, melhora a qualidade do ar, elimina o excesso de dióxido de carbono, sendo um dos maiores causadores de dores de cabeça e mau estar sentido ao longo do dia, assim como a longevidade da habitação, e, finalmente, garante a segurança dos dispositivos de combustão, nomeadamente aqueles que funcionam com gás.

Funções do VMC

  • Contribui para o bom isolamento de uma casa: isolar corretamente uma casa não significa apenas instalar materiais isolantes ou instalar janelas com vidros duplos. O VMC contribui para a ventilação da casa evitando humidade e, sobretudo, contribui para a renovação do ar ambiente.

  • Poupança de energia: abrir regularmente as janelas de uma casa é essencial para ventilá-la bem. Mas um VMC efetivamente substitui essa ação, e principalmente no inverno, evitando a perda de calor e o desperdício de energia que carecem as faturas.

  • Remove o ar poluído de uma casa: nem sempre sabemos, mas o ar dentro de uma casa é mais poluído do que fora, o que pode causar irritação a nível respiratório, alergias como asma, entre outras.

  • Proteção contra a humidade: uma das funções do VMC é evitar que a casa seja húmida. De facto, uma boa ventilação ajuda a prevenir o desenvolvimento de bolores, que são prejudiciais tanto para a saúde dos moradores, como para o equipamento doméstico.

Modelos VMC

  • VMC de fluxo simples

É o sistema mais simples e também o mais barato.

É constituído por um bloco motor instalado, geralmente, ao nível da cobertura da casa e possui apenas um único circuito de condutas.

Encontram-se, geralmente, nas casas de banho ​​para absorver a humidade, bem como os maus cheiros.  

É necessária uma instalação das entradas do ar da ventilação acima das janelas da habitação.

Este sistema é de controlo autorregulável ou com sensor, ou seja, o fluxo de ar adapta-se ao nível de humidade da casa.

  • VMC de fluxo duplo

É o sistema mais eficiente. Não requer a instalação de entradas de ar acima das janelas, apenas de uma instalação no telhado da casa. Tem um sistema mais complexo, assim como o dobro das grelhas. Além de renovar o ar ambiente, tem um sistema que aproveita a energia gerada pela extração (a VMC de duplo fluxo tanto extrai o ar de dentro de casa para fora como força o ar para dentro de casa); usa o calor da casa para aquecimento/arrefecimento (ventilação mecânica com recuperação de calor). Portanto, esse ar frio é temperado e não arrefece o interior. O VCM de duplo fluxo também é equipado com filtros que não deixam entrar as partículas poluídas. 

Controlos VMC

  • Controlo autorregulável: com a regulação automática, existe sempre ar fresco a circular dentro de casa. É o mecanismo mais simples dos três. Os ventiladores fazem a regulação do fluxo de ar com as próprias bocas de caudais.

  • Controlo higro-regulável: já mais tecnológico do que o anterior consegue analisar os níveis de humidade nas diferentes divisões da habitação, os ventiladores e bocas de caudais regulam a quantidade de ar renovado a circular no interior.

  • Controlo por sensor: é necessário haver vários sensores pela casa, neste sentido o VMC consegue fazer várias leituras da qualidade do ar. O caudal pode ser ajustado a diferentes velocidades mediante a necessidade de limpeza do ar da casa.

Manutenção do VMC

Todos os anos faça uma manutenção ao sistema como por exemplo: 

  • limpar a caixa de ventilação;

  • Trocar os filtros;

  • substituir a correia do ventilador;

  • verificar as bocas de extração;

  • inspecionar alarmes de segurança e ligações elétricas.

 

Conheça a nossa gama completa aqui

bottom of page