A energia solar é a maneira mais económica e sustentável de gerar energia elétrica.
Mas, para garantir maior durabilidade e eficiência, é fundamental manter a manutenção de sistemas fotovoltaicos em dia.
O sistema de energia solar oferece muitas vantagens para os consumidores, entre elas a diminuição de danos ambientais e baixo custo, se comparado o investimento total ao tempo estimado de vida útil dos módulos.
Porém, para ter o retorno do investimento e assegurar a melhor utilização do sistema fotovoltaico, é preciso realizar manutenções simples e periódicas.
A importância da manutenção de sistemas fotovoltaicos
A praticidade e a economia fazem da energia solar uma fonte de energia sustentável, pode ser instalada em áreas urbanas, rurais e industriais.
Os sistemas de energia solar requerem pouca manutenção. Por não possuir peças móveis, os módulos não sofrem desgaste mecânico.
Mas, os painéis fotovoltaicos estão expostos a poeiras, poluição, galhos, folhas, dejetos de aves e outros fatores que podem sujar a superfície. Esta sujidade a influencia diretamente a quantidade de energia que o sistema produzirá.
Portanto, manutenções periódicas são importantes para garantir que o processo de captação dos raios solares seja eficiente, conferindo a durabilidade e a qualidade do sistema fotovoltaico. Além disso, a acumulação de sujidades ao longo do tempo pode provocar manchas, favorecer a proliferação de fungos e a corrosão dos módulos.
A PERIODICIDADE IDEAL PARA FAZER UMA MANUTENÇÃO
O tempo de limpeza dos painéis solares pode variar de acordo com o local e a região onde forem instalados.
No geral, a limpeza dos módulos deve ser realizada a cada seis meses.
Mas, se os painéis estiverem localizados em regiões mais secas e com alta incidência de pó ou poluição, a manutenção deve ser feita com mais frequência.
Nesses casos, o recomendado é que a limpeza seja realizada de quatro em quatro meses. Quando a manutenção é feita de forma incorreta ou em períodos muito longos, a sujidade faz com que a produção de energia caia até 25% da capacidade total.
Além da limpeza, os painéis fotovoltaicos também demandam cuidados com a manutenção elétrica para avaliar o desempenho do sistema. Esse trabalho é realizado por um eletricista que verifica a capacidade de produção de energia e quanto é produzido.
CUIDADOS A TER COM A LIMPEZA DOS PAINEIS FOTOVOLTAICOS
A limpeza é simples e pode ser realizada sem o uso de mão de obra especializada, mas é preciso seguir critérios de segurança e usar equipamentos de proteção para evitar acidentes.
A limpeza deve ser feita com água, detergente neutro e uma esponja macia ou um pano limpo. Não é indicado o uso de produtos químicos, como cloro ou álcool. Não se apoie, nem force os módulos fotovoltaicos. A limpeza deve ser realizada suavemente e com cuidado para não danificar as peças e comprometer a produção de energia.
As placas fotovoltaicas possuem um vidro totalmente liso, o que facilita a limpeza de sujidades mais aderentes.
Por isso, não se deve raspar a sujidade com qualquer tipo de objeto que possa causar riscos ou arranhões no vidro. A acumulação destas impurezas, é capaz de impedir a passagem de luz e comprometer a eficiência do sistema fotovoltaico.