top of page

O seu aquecimento central não está a funcionar a 100%?

Uma correta manutenção é fundamental para melhorar o rendimento do aquecimento, reduzindo o consumo de energia e a sua fatura mensal.

A falta de uso do sistema de aquecimento central durante grande parte da primavera e do verão favorece a formação de bolsas de ar no interior, reduzindo consideravelmente a sua capacidade de aquecimento, pelo que é fundamental a manutenção do seu sistema de aquecimento durante os meses mais quentes. 

Existem dois tipos de purgadores: automáticos e manuais. Nos automáticos não tem de fazer nada: o ar é expelido sozinho e a purga do ar do circuito fica feita. Nos manuais, a operação fica a seu cargo. Os radiadores devem ser sempre purgados antes do ciclo de aquecimento, ou seja, no início do outono. Mas, se não o fez, ainda tem tempo.

5 PASSOS PARA PURGAR UM RADIADOR 

  1. Para saber se tem ar no interior do sistema de aquecimento, deve ficar atento a um sinal importante: ouvir ruídos estranhos no sistema, como gorgolejos. A forma mais clara de avaliar é, se ao tocar no radiador, a parte superior estiver mais fria do que a inferior, pois o ar quente tende a subir.

  2. Uma vez identificado o problema, a primeira coisa a ter em mente é que a purga deve ser feita sempre com o aquecimento desligado. O radiador deve estar frio e o circuito de aquecimento desligado de modo que a unidade de circulação da caldeira não movimente a água no circuito e, com ela, o ar acumulado. Não havendo circulação de água (e de ar) no circuito, o ar que possa estar nos radiadores permanece na parte superior destes, facilitando a purga.

  3. O próximo passo será fechar a válvula de alimentação do radiador a ser purgado: é aconselhável iniciar sempre pela que estiver mais próxima da caldeira, seguindo assim o sentido do fluxo de água dentro do sistema de aquecimento.

  4. Depois disso, com a ajuda de uma ferramenta adequada, desaperte a válvula que está localizada na parte superior do radiador e mantenha-a aberta até que comece a sair água de uma forma constante e sem ser às golfadas (coloque um pequeno recipiente no fundo da válvula para recolher a água que sai). Repita o processo para cada um dos radiadores de sua casa.

  5. Depois de concluída a purga de todos os radiadores, não se esqueça de verificar a pressão da água na caldeira, que geralmente deve estar entre 1 a 1,5 bar. A caldeira pode ter um manómetro ou um mostrador digital que indica esse valor. Veja no manual de instruções como proceder para verificar a pressão. 

O QUE FAZER SE OS RADIADORES NÃO AQUECEREM?

Uma vez feita a purga, se ainda houver radiadores que não aquecem ou não aquecem o suficiente, o sistema pode não estar equilibrado.

Na parte inferior do radiador existe outra válvula que regula o fluxo de água – válvula de retorno. Regra geral, a válvula pode ser aberta ou fechada, com uma ferramenta adequada, abrindo ou fechando a passagem de água no radiador. A sua função é compensar e regular a distribuição do caudal de água quente entre os radiadores que constituem o sistema, fazendo com que todos aqueçam da mesma forma independentemente da distância do radiador à caldeira.

Com a caldeira a funcionar e com as válvulas de admissão (as do topo do radiadores) totalmente abertas no máximo, deve verificar, após alguma estabilização da temperatura dos radiadores, se todos estão igualmente quentes.

Em teoria, os mais próximos da caldeira irão estar mais quentes. Nestes, vá fechando a válvula de retorno (em rotações controladas da válvula, deixando a temperatura do radiador estabilizar entre operações de ajuste). Também podemos reduzir a emissão de radiadores em zonas em que seja necessária uma menor capacidade de aquecimento – mas recomendamos o fecho da válvula de alimentação – de forma a desviar o fluxo para os radiadores onde queremos maior temperatura.

Se, após a purga, o radiador continuar frio, verifique se a válvula de admissão está completamente fechada e abra-a de acordo com a temperatura que deseja para cada uma das divisões. Caso o problema continue, contacte um técnico especializado para que possa fazer uma avaliação completa ao sistema, identificar a causa do problema e resolvê-lo. 

bottom of page