top of page

ENERGIA FOTOVOLTAICA: O QUE SABER? 

Para começar a energia solar fotovoltaica é obtida a partir do sol que posteriormente se converte em eletricidade, baseada na tecnologia de efeito fotoelétrico.

É por isso uma energia totalmente gratuita, inesgotável e limpa para o ambiente.

Como referimos anteriormente, baseia-se no efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons e liberar elétrons, e é ai que se gera eletricidade.

Utiliza um dispositivo semicondutor denominado célula fotovoltaica, que usualmente é monocristalina (obtidas por um único cristal de silício puro, sendo as mais eficientes no mercado) ou policristalina (constituída por vários cristais em bloco, logo são menos eficientes e mais baratas. 

 

Depois de percebermos o que é o fotovoltaico e a sua constituição vamos falar dos tipos de sistemas que pode ser em sua casa: 

Há dois tipos de instalações fotovoltaicas: as que estão ligadas à rede e as que não estão.

  • Ligação à rede: (KITS AUTO CONSUMO)

Opção 1: toda a energia gerada pelos painéis é enviada à rede elétrica.

Opção 2: parte da eletricidade gerada é consumida pelo próprio produtor e a energia restante é enviada à rede. Ao mesmo tempo, o produtor extrai da rede a energia necessária para cobrir sua demanda quando a unidade não lhe fornecer energia suficiente.

As instalações com ligação à rede têm três elementos básicos:

  • Painéis fotovoltaicos

  • Inversores: convertem a corrente elétrica contínua que os painéis geram em corrente alternada, apta para o consumo.

  • Transformadores: a corrente alternada gerada pelos inversores é de baixa tensão (380-800 V), sendo utilizado um transformador para poder elevá-la à média tensão (até 36 kV).

  •  Ligações isoladas (KITS ISOLADOS), ideal para habitações isoladas, explorações agrícolas e pecuárias, bombeamento de regas para fins agrícolas, etc. 

Estas ligações precisam de conter dois elementos básicos:

  • Baterias: armazenam a energia gerada pelos painéis para ser utilizada quando necessária.

  • Reguladores: protegem a bateria contra sobrecargas.

 

Que tipos de painéis fotovoltaicos existem? 

Painéis solares Monocristalinos

Este tipo de painel possui cristais de maiores dimensões, a sua produção é mais complexa e mais eficiente o que faz com que o preço final deste equipamento seja superior.

 

Painel solar Policristalinos

Os policristalinos possuem cristais menores, feitos de cobre e ferro, o seu rendimento é um pouco inferior aos monocristalinos, no entanto por serem mais acessíveis, cada vez mais as pessoas optam por este tipo.

 

Painel solar Bifacial

Os bifaciais apresentam duas faces de células, que produzem eletricidade, umas das faces fica direcionada para cima deste modo a radiação do sol é aproveitada, enquanto que o outra face fica virada para baixo, recebendo assim a radiação indireta refletida na zona onde se encontra o painel.

 

Painéis solares Filme fino

Este é outro exemplo de painel solar, este tipo de material é colocado diretamente na superfície desejada. São feitos de diferentes materiais, por serem painéis de maior dimensão, vai ser necessário um maior número de painéis e espaço para poder gerar a mesma quantidade de energia, quando comparado com outros.

Pode ser a opção mais barata, estes painéis são também conhecidos por terem um bom desempenho em condições de pouca luz solar.

Quando falamos em tempo de vida útil, por sofrerem uma degradação superior a outras placas, estes painéis podem durar em média 15 anos.

 

Painel solar híbrido

Permite conjugar duas tecnologias num só painel: aquecimento de água e produção de energia. São conhecidos pela sua grande eficiência e pela sua resistência. 

Por não serem tão comercializados acabam por ter um valor mais elevado. 

Em suma não existe um painel solar melhor que o outro, no entanto, é necessário analisar as suas necessidades e as da habitação, para que seja mais fácil escolher o modelo ideal para si.

 

A energia solar fotovoltaica apresenta inúmeras vantagens. As principais são:

  • É uma fonte de energia renovável, inesgotável, limpa e sustentável. Ou seja, além da sua capacidade de se recompor rapidamente, não gera resíduos para a natureza.

  • Permite a instalação de baterias para o armazenamento de eletricidade. Deste modo, mesmo quando não houver quantidades significativas de luz solar por causa das sombras ou da nebulosidade, é possível utilizar a eletricidade proveniente dessa fonte.

  • Contribui para a criação de empregos e melhora exponencialmente a economia local.

  • Os sistemas de energia fotovoltaica possuem uma vida útil longa, que corresponde a mais de 25 anos.

  • Reduz o consumo de energia elétrica proveniente de outras fontes. Ou seja, pode-se observar uma redução nas faturas de eletricidade.

  • Pode ser utilizada para gerar energia em áreas rurais e/ou isoladas.

bottom of page