top of page

AFINAL O QUE É UM CHILLER?

O chiller é um aparelho utilizado para arrefecer a água com a finalidade de conter a queda na temperatura do ar e de outros produtos ou equipamentos.

 

Com o objetivo de climatizar e controlar as temperaturas do ar, de produtos ou de equipamentos, o chiller consiste num dispositivo de arrefecimento de água, estamos, portanto, perante uma máquina frigorífica.

A água arrefecida circula por uma rede de evaporadores, sendo que o ar/vapor frio deve arrefecer algo ou algum meio.

Nas instalações de climatização, a água gelada produzida nestes equipamentos segue até às unidades de arrefecimento, ou seja, baterias de arrefecimento das UTA’s e ventiloconvectores.

A sua potência é medida em Toneladas de Refrigeração (TR) e é capaz de trabalhar com variações de temperatura negativas, quando são utilizados aditivos como o etilenoglicol.

No geral, o chiller permite que a água mantenha a temperatura média de 12ºC.

 

Existem três tipos de chillers: o de ar, água e o condensador por evaporação.

O chiller é utilizado para a refrigeração de grandes espaços, como auditórios, salas de eventos, shoppings, hospitais, cinemas, hotéis, aeroportos, estações de metro e pistas de gelo.

 

A sua popularidade deve-se ao facto de apresentar uma potência maior quando comparada aos sistemas de refrigeração convencionais.

Além disso, o chiller é amplamente utilizado em muitos tipos de indústrias, já que a elaboração de vários produtos envolve o processo de arrefecimento de água ou do ar. Como exemplo podemos citar o processamento da borracha, a preparação de alimentos industrializados e a produção de plásticos, medicamentos e cosméticos.

 

Vantagens do chiller: 

  1. flexibilidade na instalação,

  2. facilidade de adaptação a diversos locais,

  3. baixo consumo energético,

  4. alta durabilidade e uma ampla escala de variação de temperatura.

  5. pode ser utilizado isoladamente ou com aparelhos de ar-condicionado para promover uma melhor refrigeração em grandes locais. Essas vantagens tornam-no num equipamento versátil, eficiente e com bom custo-benefício. Deste modo, os ramos industriais e comerciais podem beneficiar bastante deste equipamento.

Estas máquinas são responsáveis pela produção de água gelada para instalações de ar condicionado e para os circuitos de arrefecimento de instalações industriais.

 

O ciclo de refrigeração é a chave principal que diferencia os diversos tipos de chillers.

Os chillers de compressão de vapor e de absorção são os dois tipos de ciclos que tipicamente são mais utilizados nas instalações de ar condicionado.

Os chillers podem ser divididos em dois grandes grupos:

  1. chillers de água

  2. chillers a ar

Cada um destes é constituído por condensadores (que absorvem calor) e por evaporadores (que expelem calor). Uma das diferenças entre os chillers de água e os chillers a ar encontra-se nos valores de potência de arrefecimento dos mesmos, em que os chillers de água têm de maneira incontestável valores de potência mais elevados.

Nos chillers que usam o ciclo de refrigeração de compressão de vapor, o compressor é o impulsionador do movimento do fluido frigorigéneo no ciclo frigorífico.

Vários são os tipos de compressores que podem ser utilizados. Em alternativa, nas máquinas baseadas no ciclo de absorção, uma vez que não existe um compressor mecânico no ciclo frigorífico, utiliza-se uma fonte de calor como, vapor, água quente, ou os gases de combustão, por exemplo, de óleo ou gás. O sistema de absorção torna-se economicamente viável, quando está presente uma fonte de energia térmica barata a temperaturas entre os 100 e 200.º.

bottom of page